Portal da Cidade Cabo Frio

PAPO DE ESPECIALISTA

Privação do sono pode trazer danos à saúde e risco de doenças, alerta psicóloga

Destaque do mês de setembro do Papo de Especialista, a psicóloga Ewellin Serradas aborda os perigos em dormir mal, especialmente entre mulheres e mães.

Publicado em 22/09/2021 às 15:46 |

Psicóloga alerta para os perigos da privação do sono. (Foto: Ilustrativa/Shutterstock)

                                 /Conteúdo de responsabilidade da especialista/


Você sabia que a qualidade do seu sono influencia na sua saúde? Dormir mal, ou poucas horas por noite, pode acarretar em uma série de transtornos à saúde e até o desenvolvimento de doenças. Para tratar sobre esse assunto, o Portal da Cidade Cabo Frio traz a psicóloga Ewellin Serradas, destaque do mês de setembro da editoria especial Papo de Especialista. 

Confira o artigo na íntegra:


Os impactos da privação de sono

A dinâmica social atual envolve um ritmo acelerado e nervoso. Dormir tornou-se secundário, principalmente para os jovens adultos que estão vivendo o ápice produtivo em suas vidas. Os níveis de ansiedade e estresse são altíssimos, o que faz com que vivamos eletrizados por uma série de estímulos divergentes e contínuos.  

O problema está nas consequências da despreocupação com os efeitos que a privação de sono traz para a nossa saúde física e mental. São cada vez mais recorrentes os registros de casos de distúrbios de sono, além de diversos transtornos psiquiátricos que incluem, dentre os seus sintomas, a dificuldade de dormir.

É durante o sono que ocorre a consolidação da memória, regulação hormonal, relaxamento muscular e restauração energética. Nada substitui os benefícios de um sono de qualidade.  

A privação do sono crônica pode trazer graves consequências à saúde, como prejuízos à memória e aprendizado, redução da atenção, alterações do humor, risco de desenvolver doenças psiquiátricas e enfraquecimento do sistema imune.  

O ser humano tem condição de suportar, temporariamente, momentos de privação de sono, como, por exemplo, uma mulher que está no puerpério e precisa cuidar do seu filho recém-nascido.

Durante 90 dias acontece uma série de alterações hormonais e o estado de vigília está em pleno funcionamento. Essa circunstância específica permite que seja possível viver com poucas horas de sono diárias. Entretanto, caso essa condição de sono permaneça tão insuficiente, o estado físico e mental daquela mãe tende a falhar.  


Ewellin Serradas / Psicóloga

ALERTA

O estado de humor de uma mulher no puerpério fica sensivelmente comprometido. A privação de sono colabora diretamente para o favorecimento de patologias como a depressão pós-parto.

Ewellin Serradas / Psicóloga


Diante de tais circunstâncias é fundamental ter em mente que a regulação do sono deve ser compreendida como prioridade fisiológica básica.  

Recomendações para gestantes e mulheres que pretendem ser mães:  

  • Inclua no seu pré-natal fisiológico o pré-natal psicológico. Faça um acompanhamento terapêutico para auxiliar preventivamente;  
  • Tenha uma rede de apoio para contar;  
  • Ensine seu filho a dormir desde do seu nascimento, invista tempo para conduzi-lo para um sono de qualidade e evite ter que ficar no seu limite emocional;  
  • Priorize sua saúde física e mental, porque uma mãe adoecida não conseguirá cuidar de um bebê.  

Quanto mais curto for o seu período de privação de sono, mais saúde, disposição e energia você poderá dispor para usufruir da maternidade real, apaixonante e envolvente. 

 

Conheça a especialista

Ewellin Serradas é psicóloga desde 2011. Formada pela Universidade Veiga de Almeida (UVA) e pós-graduada em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), atuou por seis anos no setor empresarial e atualmente trabalha na área de atendimento clínico, dedicando-se a atender o público adulto, em especial gestantes e mães. A profissional também atua com consultoria de sono para ensinar bebês a dormirem.


Serviço

Ewellin Serradas

Psicóloga - CRP 05/42188

Rua Teresina, nº 398, casa A, Palmeiras | Cabo Frio-RJ

Facebook | Instagram

WhatsApp (agende sua consulta)

E-mail: ewellin@gmail.com


Qual sua especialidade?

Publique seu conteúdo aqui na editoria Papo de Especialista do Portal da Cidade Cabo Frio.

Ligue (22) 3031-4304 ou fale conosco pelo WhatsApp (22) 98157-2107.


Todas as informações e opiniões contidas neste artigo, seja em texto ou em vídeo, são de total responsabilidade de seus autores e não expressam, necessariamente, as posições do Portal da Cidade Cabo Frio.

Fonte:

Receba as notícias de Cabo Frio no seu WhatsApp.
Clique aqui, é gratis!

Deixe seu comentário

Outras notícias